QUEM SOMOS

Até onde você iria para realizar seus sonhos?

 

Tem gente que não sabe. Tem gente que sabe até demais. Tem gente que vai embora. E tem gente que fica também. Tem gente que quer mudar de país. E tem a gente, que te convida a explorar um universo totalmente único: o seu.

 

A 1ª edição do Projeto Entre Nós foi composto por 40 oficinas com jovens de 16 a 19 anos, moradores da região de Parada de Taipas, no período de agosto de 2016 até fevereiro de 2017. Os encontros abordaram temas relacionados aos desafios da juventude, usando a arte como linguagem.

 

Dividido em 3 módulos, o primeiro foi composto por atividades que abordaram os diversos aspectos que compõem a identidade do jovem: representações, sentimentos, experiências, heranças culturais, amigos, família e trabalho. As vivências foram permeadas por jogos teatrais, de improviso, esculturas em argila, filmes e rodas de conversas. Como produto final deste módulo, combinando arte com imaginação, foi feita uma colagem coletiva, na qual os temas abordados puderam ser criados e recriados, através de uma expressão visual única.

 

O segundo módulo foi sobre a região, onde os participantes conheceram a origem de seus familiares, como e quando vieram e quais bagagens culturais e emocionais trouxeram. Esse trabalho foi nomeado de “mapa da ancestralidade” e feito digitalmente. Também foi elaborado um mapa afetivo do bairro, destacando os principais pontos e onde os jovens se apropriaram e (re)conheceram o bairro e o entorno. 

 

O terceiro módulo foi uma vivência prática de diversas linguagens artísticas, com oficinas de teatro, improviso, rima e rap, percussão corporal, percussão usando materiais recicláveis como instrumentos musicais e grafitti. Houve um encontro muito especial com a presença do rapper Projota, que falou sobre sua vida e carreira. Como produto final deste módulo o projeto realizou, com a ajuda dos participantes, uma grande feira de arte e cultura, com uma programação diversificada, de qualidade e gratuita e contou com um público de 3.000 pessoas.

 

Como fechamento desta jornada, relendo todas essas experiências, foi construído um plano de vida para os próximos 5 anos.

 

O projeto teve a realização do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, patrocínio do Atacadão, apoio do CIC Jaraguá e do Cantareira Norte Shopping. A todos eles, nosso agradecimento, em especial ao Atacadão, por acreditar nesta iniciativa.

 

O mundo está aí! Vamos ocupá-lo?