Encontro #19, módulo 2


Chegou a hora do nosso mais sincero AGRADECIMENTO. Momento de relembrar o que vivemos até agora e todo nosso APRENDIZADO. A gente sabe que os nossos DESCOBRIMENTOS são fundamentais para esta jornada que começamos!


O encontro de hoje foi o encerramento deste módulo sobre território. Ele que começou lá atrás com 3 encontros com a Érica sobre Ancestralidade, lembra? Como foi importante resgatar a história de nossos familiares, saber um pouco mais sobre onde moravam antes de ocupar a região em que moramos.

Depois foi a vez de entramos um pouco mais em contato com nosso corpo e nos expressarmos melhor, a partir de técnicas teatrais divertidas com o Gera e a Luciana. Por fim, o Rafael ministrou os 6 encontros sobre Cartografia Afetiva e hoje, como fechamento desse um ciclo, concluímos o nosso tão querido MAPA do território que ocupamos!


Como sempre, iniciamos o dia com um aquecimento bem LEGAL, chamado "Florestas de Sons". Em duplas, combinamos um som que ambas pessoas soubessem reproduzir e nos dividimos entre guia e quem é guiado. De olhos fechados, um dos parceiros tinha que prestar atenção no som emitido pela sua dupla - que mantinha os olhos abertos e tentava orientar o outro só pelo som combinado entre eles. Foi muito DIVERTIDO! Quando nos encontrávamos com a nossa dupla, devíamos nos abraçar e juntos, dividir um momento que vivemos no bairro. E é essa UNIÃO e nossos trabalhos em EQUIPE quem têm tornado o GRUPO cada vez mais especial.


Voltamos para sala e botamos a mão na massa. Terminamos de construir nosso mapa, colando os ícones escolhidos, escrevendo as legendas e nossas fotos, dando assim os toques finais. É GRATIFICANTE perceber nossa caminhada até aqui e com as sensações ao entrar em contato com nossa REGIÃO nos despertou. Foi um pouco FRUSTANTE não sair para reconhecer, literalmente, o nosso território. Caminhar, fuçar, conhecer, retornar e por aí vai. Porém, é claro que este APRENDIZADO REGIONAL transpassou barreiras subjetivas dentro da gente, ocupando e desbravando sentimentos que a gente nem sequer sabia da existência. Não faltarão oportunidades pra gente se jogar nesse mundão!


Por fim, encerramos com a nossa roda de palavras de um jeito diferente, explicando o porquê de cada uma delas. Nesse bate-papo pudemos expressar nossas EMOÇÕES e dar novos significados sobre módulo, de um modo geral. Assim, nossa INTERAÇÃO ficou ainda melhor com bolo, salgado e refrigerante, celebrando com sabor esta etapa!


É com GRATIDÃO que nos despedimos deste módulo que foi tão especial. É IMPORTANTE questionar, pesquisar e refletir, compreendendo melhor o nosso lugar no mundo. A EVOLUÇÃO acontece a partir do nosso primeiro passo. Por isso, entender de onde a gente vem, como habitamos o lugar onde vivemos, é uma das coisas que definem a nossa identidade, e podendo ampliar e transformar nossas percepções, dar um passo a mais em direção ã aquilo que queremos ser e viver.


Até a próxima!