OFICINAS

As oficinas são destinadas aos jovens de 16 a 19 anos, moradores da região de Táipas e entorno, com 40 encontros, 2 vezes por semana e dividida em 4 módulos. As atividades tem como principais objetivos: (re)conhecer todas as potencialidades que nos cercam; (re)conhecer nosso território e o espaço onde estamos inseridos; mapear e se apropriar da programação cultural da cidade e da região; identificar e fortalecer nossas redes de sociabilidade e apoio. Criando uma atmosfera que nos instiga a identificar e ampliar nossas expressões e impressões, utilizamos de diversas linguagens artísticas como ferramenta em nossas vivências. Como celebração  e produto final de toda essa jornada, realizaremos uma feira de arte e cultura aberta à toda comunidade em Janeiro de 2016.

Módulo 1: "Eu entre Nós"

(Agosto e Setembro 2016)

Composta por 9 encontros, as atividades abordaram os diversos aspectos que compõe nossa identidade como jovem: representações, sentimentos que temos sobre nós mesmos, nossas experiências, heranças culturais, amigos, família e trabalho. Nas vivências foram permeadas por jogos teatrais, de improviso, esculturas em argila,  filme, curta e rodas de conversas. Como produto final deste módulo, combinando arte com imaginação, construímos uma colagem coletiva, onde pudemos criar e recriar os temas abordados nesta jornada, integrando pedaços (indivíduos), através de uma expressão visual única (grupo).

 

Módulo 2: "Nós por aí"

(Setembro e Outubro 2016)

Composta de 14 encontros Pois é isso que vamos construir na segunda etapa das nossas oficinas, durante nossos 9 encontros. Junto com a nossa galera e demais representantes da comunidade, vamos identificar as redes de sociabilidade aqui da região que facilitem nosso cotidiano e dos outros moradores. Afinal, é no nosso território que se reproduz a vida, né? Nossas amizades saem daqui, nossa família, nossos crushs... Os laços são construídos e mantidos aqui, no nosso espaço. Tudo isso faz parte da nossa diversidade cultural. (Re)conhecer a nossa região é também reconhecer a si mesmo, saca? Vamos ler, refletir, falar sobre. Além das conversas e das nossas atividades expositivas, montaremos um mapa afetivo, onde registraremos a nossa relação com nosso espaço, como nos sentimos e nos posicionamos.

 

Módulo 3: "Nós & Outros"

(Outubro, Novembro a Janeiro 2017)

Se você quer conhecer de pertinho alguns rolês criativos da nossa região, a terceira etapa das oficinais será responsável pra fazer isso acontecer. Durante nossos 15 encontros - que serão construídos de acordo com nossos questionamentos e nossos interesses levantados durante as etapas anteriores - trabalharemos o intercâmbio de experiências por meio de vivências em processos artísticos culturais da região, workshops artísticos (ministrados pela galera aqui do movimento cultural da comunidade) e, por fim, intervenções artísticas que vão propor uma nova maneira de se perceber o mundo e a si mesmo. Esses encontros serão como uma expedição, então tudo ao redor! Vamos registrar nossas experiências através de fotos, vídeos e anotações nos diários de bordo.

 

Módulo 4: "Nós de Nós"

(Janeiro e Fevereiro 2017)

A ultima parte, com 8 encontros, será responsável pro desenvolvimento do nosso projeto cultural, pensando desde o planejamento até a realização da Feira de Artes Integradas, o tão esperado rolê de celebração de encerramento das oficinas! Além da diversão, o principal foco dessa fase é entender o processo do projeto, como ele é pensado, executado e tal. Saber disso é um baita diferencial na nossa formação. Pelo menos metade dessas oficinas nesse módulo será um convite pra que a gente (re)pense nosso existir no mundo, visualizando um projeto de vida e carreira, mergulhando no autoconhecimento. Assim, a gente vai entender ainda melhor nosso papel aqui e ter ainda mais ferramentas pra viver da maneira mais real, intensa e possível.

 

 

 

Os encontros acontecem no Centro de Integração e Cidadania - CIC Jaraguá (Estrada de Taipas, 990) às segundas e quartas-feiras, com duas turmas: manhã, das 9h30 às 11h30 e tarde, das 14h30 às 16h30. Pra você não perder nenhuma novidade, fique de olho aqui no site do Entre Nós em Acontece